domingo, 15 de julho de 2012

Etiqueta e Comportamento por Renata Godoy


Malhação


Quem disse que academia de ginástica não tem regras? Pode parecer redundante, mas educação não faz mal a ninguém, seja na musculação, no jump, no spinning ou outro. Por causa da descontração impressa nas academias, muita gente erra na dose e acha que pode fazer o que quiser.
Para que você não passe por uma saia justa no ambiente da malhação, vai algumas dicas:
- Não monopolize os aparelhos - Algumas pessoas conversam entre as séries e não revezam o aparelho com outras ou se distraem vendo TV e esquece-se de encerrar a malhação. Lembre-se de que você não é a única pessoa na academia! Respeite o tempo de todos. Se a academia estiver cheia, limite-se ao necessário e dê a vez para outra pessoa.
- Não grite - Homens adoram gritar enquanto levantam peso. E não é nada legal. Esse é o típico comportamento observado nas pessoas que fazem tudo para aparecer. Não ouça o seu MP3 em volume exagerado. Há quem use deste artifício para não ser incomodado. Mas lembre-se: os ruídos, além de desnecessários, desconcentram os outros.

-Não fale alto ao celular - Na academia deve-se evitar atendê-lo. Use-o apenas em caso de última necessidade e, se o fizer, não fale em voz alta. O volume da voz deve permanecer baixo também nas conversas presenciais.

- Não embarque na fofoca - Pela informalidade do ambiente muitos esquecem da discrição. Rodas de fofoca são um problema.. Evite fofocas e falar de outros frequentadores para não arrumar inimizades. Nada como ser discreto.
- Não exagere - Bom senso é fundamental. Existem roupas apropriadas para a ginástica e os excessos não são permitidos. As roupas devem ser confortáveis confeccionadas com tecidos que favoreçam a transpiração e proporcionem boa mobilidade.
- Não deixe vestígios - Limpar os aparelhos após o uso é sinal de senso de coletividade. Algumas academias disponibilizam álcool. É uma gentileza para o próximo usuário, deixá-lo limpo.

- Não espalhe seus pertences - Organização é tudo, inclusive na academia. É bom evitar espalhar suas coisas: toalha, garrafinha de água. A academia é ambiente descontraído, mas isso não nos permite fazer extensão de nossa casa.
- Não esqueça a ducha - Há quem não tome antes da malhação, já que vai suar... Mas a ducha é indispensável. Principalmente se você vai entrar na piscina. Existem regrinhas para não errar. "No banho, é imperdoável esquecer roupas intimas penduradas no chuveiro ou no chão. Pedir coisas emprestadas, nem pensar. Não se esqueça de levar o seu próprio sabonete, shampoo, escovas, etc. Economize água e não deixe embalagens vazias dentro do box. Fios de cabelo no ralinho também são o fim.

-Não erre a mão no perfume - O melhor é usar algo com cheiro discreto. Ninguém merece ser invadido por odores "marcantes" já cedo e ficar com aquele cheiro no nariz o dia inteiro.

Sem dúvidas, se todo mundo colocar em prática boas maneiras e respeito ao outro, qualquer local poderá ter um clima amistoso e agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário